11 de abril de 2022

O time no ambiente de trabalho é como uma banda musical

Para que haja harmonia é preciso que cada colaborador saiba tocar seu instrumento e esteja em sintonia com o todo. É necessário pedir ajuda e ajudar. Compartilhar e dividir são essenciais para que a música saia afinada e o show aconteça. 

O time no ambiente de trabalho é como uma banda musical

Para que haja harmonia é preciso que cada colaborador saiba tocar seu instrumento e esteja em sintonia com o todo. É necessário pedir ajuda e ajudar. Compartilhar e dividir são essenciais para que a música saia afinada e o show aconteça. 

O resultado, e o segredo do crescimento, está nos bastidores, no dia a dia, na realidade de erros e acertos, percalços na comunicação, mudanças e incertezas, momentos de apreensão e, claro, na comemoração também.

O cotidiano por trás dos bastidores é isso, momentos de altos e baixos e é aí que crescemos como pessoas e como time. A vida real exige humildade para reconhecer os erros que cometemos. E sim! Todos nós cometemos erros. Por isso, é preciso humildade para aceitar as nossas vulnerabilidades e não julgar as fragilidades do próximo. Somos sensíveis a alguma coisa, afinal somos humanos.  É preciso “tato” para reconhecer o erro, com respeito pedir desculpas e fazer diferente a partir de então.

Maturidade profissional no ambiente de trabalho

Desenvolver honestidade é essencial para se responsabilizar por uma nota que saiu errada. Maturidade para não terceirizar culpas, tampouco vitimizar-se. Dessa forma, quando um músico erra a nota, em equipe a situação é resolvida. É isso que uma banda em sintonia faz. 

Recentemente reinventamos a forma dessa banda atuar. Em grande maioria cada um toca seu instrumento de um palco diferente, mesmo assim a música acontece. E como temos feito isso acontecer? Utilizamos algo que é inerente a nossa natureza e não está apenas relacionado a arte, mas a tudo que nos faz pensar fora da caixinha: a criatividade.

É com ela que a banda tem buscado novas formas de interagir, se comunicar e fazer essa parceria dar certo no ambiente de trabalho.  O cenário é diferente, assim como alguns instrumentos, mas com paciência, acolhimento e informação a música precisa e vai sair de forma harmoniosa e o show deve continuar de maneira saudável.

Acolhimento em grupo e rodas de conversa

Relacionar-se em grupo contribui para desenvolvermos apoio e confiança social, escuta, criatividade, equilíbrio emocional e agilidade mental. Estimula a tomada de consciência, aceitação do outro e cooperação, isso facilita a comunicação e permite o compartilhamento de problemas, experiências e insights.

Conte com a experiência da PathMind para promover a cultura do bem-estar na sua instituição. Somos uma empresa moderna que nasceu de um desejo: o acolhimento humano no ambiente corporativo. Prezamos pela transparência e empatia nas relações com os colaboradores, clientes e fornecedores.

Graziella Budacs Sanchez

Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416

Conteúdo registrado no domínio de propriedade intelectual da PathMind Saúde da Mente e pode ser rastreado por 177 países. É proibida a reprodução inteira ou parcial sem mencionar o autor, sujeito a pena prevista na Lei nº 10.695.