A Inteligência Emocional na liderança
O ambiente de trabalho se modifica em alta velocidade. As empresas aprimoram processos de produção e venda com o objetivo de atenderem às expectativas de seus clientes e inovação é a palavra da vez. Nesse cenário, a liderança desempenha papel fundamental para gerenciar processos e pessoas.
Os primeiros estudos sobre liderança procuravam identificar particularidades de líderes e não líderes, ou entre líderes bem-sucedidos e os malsucedidos, tornando-se totalmente claro que o tipo de liderança influencia, determinantemente, no sucesso ou insucesso dos processos e das empresas.
Na busca por uma definição de liderança, vários estudiosos debruçaram-se sobre o tema e definiram liderança de diferentes formas, desde “a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” (George Terry), até a “influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos.” (Tannenbaum)
O que é comum para os estudiosos é que todo ser humano, em algum momento de sua vida exercerá a liderança; entendendo-se como “líder potencial” aquele que procura influenciar o outro e “liderado potencial” aquele que aceita a influência. O exercício da liderança está associado, geralmente, ao cumprimento de metas por parte dos envolvidos no processo.
Diferentes estudos mostram a diferença entre o PODER e a LIDERANÇA. O primeiro utiliza a força do cargo e mecanismos à disposição para fazer com que os trabalhadores ofereçam os resultados definidos, enquanto o processo que envolve a Liderança, leva os colaboradores a se esforçarem para que os resultados sejam atingidos. O quadro 1, ilustra tais diferenças.
Autoridade formal x Liderança
AUTORIDADE FORMAL | LIDERANÇA |
Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder e comando. | Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo. |
O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. | O seguidor obedece ao líder e à missão que ele apresenta. |
A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social. | O líder é o instrumento para revolver problemas da comunidade. |
A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. | A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. |
A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. | A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. |
A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. | Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. |
A autoridade formal é atributo singular. | A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é uma qualidade pessoal singular. |
Texto escrito pela psicóloga Solar Delcastanher, 2015.
A importância da Inteligência Emocional para uma liderança de sucesso
Daniel Goleman em seu livro Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso traz a reflexão de quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância de desenvolver a inteligência emocional. Ou seja, para além do QI (quoeficiente de inteligência), liderar pessoas é necessário o quoeficiente emocional.
Em 1996, o renomado pesquisador do comportamento humano David McClelland, conduziu um estudo dentro de uma empresa multinacional, na área de alimentos e bebidas, e descobriu que, quando altos executivos utilizavam a inteligência emocional, seus departamentos superaram a meta anual em 20%.
“Os líderes podem, se adotarem a abordagem correta, desenvolver sua inteligência emocional”
Os gestores que desenvolvem e norteiam sua liderança nos pilares da inteligência emocional apresentam, principalmente, as seguintes características:
- Influenciam positivamente as pessoas
- Fazem uso da escuta ativa
- São assertivos
- São empáticos
- Direcionam pessoas
- Gerenciam conflitos
- Gerenciam a si mesmo
- São automotivadores
- Dão constantes feedbacks e promovem o crescimento do liderado
São líderes que inspiram e utilizam a mentalidade de crescimento para continuar a crescer, aprender e tentar.
O líder, que utiliza a Inteligência Emocional, promove qualidade de vida para seus colaboradores e ajuda a prevenir o desenvolvimento de transtornos mentais.
E convenhamos, o líder cuida de todos, mas quem cuida do líder? Nós cuidamos! Desenvolvemos ações pontuais para a liderança, entre elas Workshops de acolhimento e conscientização.
Acreditamos que cada ser humano é um Universo em si, dessa forma, guiamos o desenvolvimento de talentos por meio de programas que estimulam a liderança e inteligência emocional. Conte com a PathMind!
Graziella Budacs Sanchez
Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416
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