29 de abril de 2022

O papel da Inteligência Emocional na liderança

O ambiente de trabalho se modifica em alta velocidade. As empresas aprimoram processos de produção e venda com o objetivo de atenderem às expectativas de seus clientes e inovação é a palavra da vez. Nesse cenário, a liderança desempenha papel fundamental para gerenciar processos e pessoas.

A Inteligência Emocional na liderança

O ambiente de trabalho se modifica em alta velocidade. As empresas aprimoram processos de produção e venda com o objetivo de atenderem às expectativas de seus clientes e inovação é a palavra da vez. Nesse cenário, a liderança desempenha papel fundamental para gerenciar processos e pessoas.

Os primeiros estudos sobre liderança procuravam identificar particularidades de líderes e não líderes, ou entre líderes bem-sucedidos e os malsucedidos, tornando-se totalmente claro que o tipo de liderança influencia, determinantemente, no sucesso ou insucesso dos processos e das empresas.

Na busca por uma definição de liderança, vários estudiosos debruçaram-se sobre o tema e definiram liderança de diferentes formas, desde “a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” (George Terry), até a “influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos.” (Tannenbaum)

O que é comum para os estudiosos é que todo ser humano, em algum momento de sua vida exercerá a liderança; entendendo-se como “líder potencial” aquele que procura influenciar o outro e “liderado potencial” aquele que aceita a influência.  O exercício da liderança está associado, geralmente, ao cumprimento de metas por parte dos envolvidos no processo.  

Diferentes estudos  mostram a diferença entre o PODER e a LIDERANÇA. O primeiro utiliza a força do cargo e mecanismos à disposição para fazer com que os trabalhadores ofereçam os resultados definidos, enquanto o processo que envolve a Liderança, leva os colaboradores a se esforçarem para que os resultados sejam atingidos. O quadro 1, ilustra tais diferenças.

Autoridade formal x Liderança

AUTORIDADE FORMALLIDERANÇA
Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder e comando.Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em segui-lo.
O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo.O seguidor obedece ao líder e à missão que ele apresenta.
A lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.O líder é o instrumento para revolver problemas da comunidade.
A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade.A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder.
A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade.A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores.
A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência.Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue.
A autoridade formal é atributo singular.A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é uma qualidade pessoal singular.
Fonte: Perspectivas Contemporâneas de Liderança: Liderança x Poder 

Texto escrito pela psicóloga  Solar Delcastanher, 2015.

A importância da Inteligência Emocional para uma liderança de sucesso

Daniel Goleman em seu livro Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso traz a reflexão de quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância de desenvolver a inteligência emocional. Ou seja, para além do QI (quoeficiente de inteligência), liderar pessoas é necessário o quoeficiente emocional.  

Em 1996, o renomado pesquisador do comportamento humano David McClelland, conduziu um estudo dentro de uma empresa multinacional, na área de alimentos e bebidas, e descobriu que, quando altos executivos utilizavam a inteligência emocional, seus departamentos superaram a meta anual em 20%. 

“Os líderes podem, se adotarem a abordagem correta, desenvolver sua inteligência emocional”

Os gestores que desenvolvem e norteiam sua liderança nos pilares da inteligência emocional  apresentam, principalmente, as seguintes características:

  1. Influenciam positivamente as pessoas
  2. Fazem uso da escuta ativa
  3. São assertivos 
  4. São empáticos 
  5. Direcionam pessoas
  6. Gerenciam conflitos
  7. Gerenciam a si mesmo
  8. São automotivadores
  9. Dão constantes feedbacks e promovem o crescimento do liderado

São líderes que inspiram e utilizam a mentalidade de crescimento para continuar a  crescer, aprender e tentar.

O líder, que utiliza a Inteligência Emocional,  promove qualidade de vida para seus colaboradores e ajuda a prevenir o desenvolvimento de transtornos mentais. 

E convenhamos, o líder cuida de todos, mas quem cuida do líder? Nós cuidamos! Desenvolvemos ações pontuais para a liderança, entre elas Workshops de acolhimento e conscientização.

Acreditamos que cada ser humano é um Universo em si, dessa forma, guiamos o desenvolvimento de talentos por meio de programas que estimulam a liderança e inteligência emocional. Conte com a PathMind!

Graziella Budacs Sanchez

Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416

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