13 de junho de 2022

Conheça 6 dicas de como melhorar a Saúde Mental

A prevenção e o tratamento dos transtornos mentais são questões de enorme importância, tanto para o funcionário, quanto para a empresa. Além de procurar auxílio profissional, o colaborador também pode influenciar positivamente seu próprio bem-estar psicológico.

Conheça 6 dicas de como melhorar a Saúde Mental

A prevenção e o tratamento dos transtornos mentais são questões de enorme importância, tanto para o funcionário, quanto para a empresa. Além de procurar auxílio profissional, o colaborador também pode influenciar positivamente seu próprio bem-estar psicológico. 

Monitorar a si mesmo, seus sentimentos e comportamentos são ações fundamentais para conseguir identificar os tipos de situações que causam sofrimento psíquico, os famosos “gatilhos”.

Preparamos 6 dicas de como as pessoas podem influenciar positivamente o seu próprio bem-estar psicológico:

  1. Aceitar os próprios sentimentos

Raiva, tristeza e medo dão sensação de fraqueza e, culturalmente, recebemos a informação de que não são saudáveis, então negamos essas emoções inerentes a nossa natureza. Quanto mais negamos, mais usamos defesas e nos afastamos da nossa essência e verdade. Reprimir emoções pode gerar transtornos mentais como ansiedade e depressão.  Não há motivo para se envergonhar de sentir suas emoções.

  1. Conhecer suas vulnerabilidades

Podemos nos proteger do estresse descobrindo os tipos de situações que nos trazem mal-estar ou nos fazem reagir exageradamente. Talvez algumas pessoas lhe incomodem. Você pode evitá-las ou pode tentar entender o que elas têm que lhe trazem perturbação. Talvez elas pareçam tão equilibradas e confiantes que fazem você se sentir inseguro. Tentar determinar a causa exata do seu desconforto pode ajudá-lo a ver a situação de uma nova perspectiva. 

Talvez você se sinta nervoso ao fazer uma apresentação em público, você pode evitá-la ou tentar ressignificar a situação buscando ajuda para enfrentar algo que fará parte da sua vida. 

  1. Eliminar as fontes de estresse 

Muitas pessoas sentem-se, especialmente, ansiosas quando estão sob pressão. O cuidadoso planejamento e espaçamento do trabalho pode ajudá-lo a não se sentir sobrecarregado no último minuto. A estratégia de reservar mais tempo do que você acha que precisa para chegar às aulas ou compromissos, pode eliminar uma fonte de estresse. 

  1. Buscar prazeres positivos

É comum vivermos uma rotina estressante repleta de compromissos que podem não ser tão prazerosos. Por isso, é  importante nos proporcionarmos momentos de pausas e resgatarmos aquilo que nos dá prazer sem consequências negativas como bebida em excesso. 

O que lhe dá prazer e você não tem feito? Às vezes são coisas simples, como passar uma tarde de domingo brincando com crianças, ou lendo um bom livro no final do dia.

  1. Equilibrar as áreas da sua vida 

Ocupamos diferentes cargos em nossas vidas: pais, profissional, estudante, filhos, entre tantos outros. É comum, numa rotina corrida, não prestarmos atenção para qual área estamos demandando nossa energia e, com isso, deixamos de investir tempo em áreas que são importantes e prazerosas em nossas vidas. 

  1. Pedir ajuda 

Embora estas sugestões possam ajudar a promover imunidade psicológica e bem-estar, existem limites para a autocompreensão. Alguns problemas são difíceis de resolver sozinhos e a ajuda profissional é essencial. Tudo bem pedir ajuda! Isso é ser humano, é aceitar que todos temos nossas vulnerabilidades.   

Temos uma certa tendência a nos acostumarmos com aquilo que nos incomoda e normalizamos sintomas desconfortáveis, como insônia constante, falta de libido, de apetite, irritação na maior parte do dia, falta de prazer pela vida, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, entre tantos outros que, se não tratados logo no início, podem evoluir para transtornos mentais graves e incapacitantes. 

Se você acha que está fazendo pouco progresso no sentido de gerenciar um problema, é hora de procurar auxílio profissional de um psicólogo clínico ou médico psiquiatra. 

A disposição em buscar ajuda é sinal de maturidade emocional e não de fraqueza. 

Procurar ajuda psicológica deve ser tão aceito quanto ao hábito de ir ao médico por problemas de saúde física. 

A PathMind oferece a seus clientes todos os recursos da psicologia moderna aliada a ferramentas terapêuticas. Nossas soluções proporcionam bem-estar no ambiente corporativo e qualidade de vida para sua rede de colaboradores.

Dicas por Graziella Budacs Sanchez, inspiradas no livro Introdução à Psicologia, de Hilgard, p. 621.

Graziella Budacs Sanchez

Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416

Conteúdo registrado no domínio de propriedade intelectual da PathMind Saúde da Mente e pode ser rastreado por 177 países. É proibida a reprodução inteira ou parcial sem mencionar o autor, sujeito a pena prevista na Lei nº 10.695.