O sucesso profissional provém da Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é a maneira como gerenciamos nossas emoções e como nos relacionamos com as pessoas.
Este termo foi desenvolvido pelo psicólogo Peter Salovey em meados de 1960, mas foi amplamente estudado e difundido pelo também psicólogo Daniel Goleman a partir de 1970.
Atualmente, há cerca de 12 modelos de Inteligência Emocional utilizados para cuidar e entender os sentimentos. A forma usada por Daniel Goleman, e que nós da PathMind utilizamos para trabalhar as organizações emocionais, consiste no desenvolvimento de 4 principais habilidades:
1. Autoconhecimento: conhecer as emoções e seus gatilhos.
2. Gerenciamento Emocional: lidar com as emoções.
3. Empatia: consciência social.
4. Gestão de relacionamentos: reconhecer e lidar com as emoções de outras pessoas.
Como gerenciar as emoções?
Gerenciar emoções significa aceitar algo inerente à natureza humana, acolher sem qualquer julgamento e ponderar antes de tomar decisões impulsivas. Quando sentimos e gerenciamos as próprias emoções, assumimos a autorresponsabilidade, elemento essencial da maturidade.
Neste lugar, desenvolvemos uma mentalidade de crescimento, presente em pessoas com mais disposição para enfrentar desafios e dificuldades, pois aceitam seus próprios erros com gentileza e amadurecimento à medida que transformam percepções, até então duras, para algo mais leve.
Quando a mentalidade é fixa, nos tornamos conformistas frente às dificuldades, resistentes às mudanças e continuamos no lado imaturo da personalidade.
Primeiro passo da Inteligência Emocional
O primeiro passo da Inteligência Emocional e o mais importante: o autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, menos projetamos nossas questões no outro. Pessoas com autoconhecimento são mais independentes, autônomas e maduras.
Há algumas técnicas estudadas e recomendadas por Daniel Goleman. A principal é a respiração, ela oxigena o cérebro e ativa áreas que auxiliam na racionalização da situação, com isso conseguimos observar quando e porque uma emoção surge e de que maneira nos relacionamos com ela.
Portanto, em uma situação em que você sente que as emoções estão te sequestrando, lembre-se de:
Parar, inspirar o ar pelo nariz e soltar pela boca; para as crianças dizemos: “cheire a flor e assopre a vela, calmamente”. Repita esse ato por 3 vezes e você terá acionado o córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pela racionalidade.
Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo de entrada e saída do ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis. Estes efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando.
Importante: Inteligência Emocional não é deixar de sentir emoções, mas sim gerenciá-las. O ato de reconhecer uma emoção, ou mais, já faz com que ela perca a força e a intensidade”.
Graziella Budacs Sanchez
Importância da Inteligência emocional para empresas
No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter inteligência emocional e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.
Conte com a experiência da PathMind para promover a cultura do bem-estar na sua instituição. Somos uma empresa moderna que nasceu de um desejo: o acolhimento humano no ambiente corporativo. Prezamos pela transparência e empatia nas relações com os colaboradores, clientes e fornecedores.
Graziella Budacs Sanchez
Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416
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Foto de Kelvin Valerio no Pexels