Entenda a importância da Qualidade de Vida no ambiente de trabalho
A qualidade de vida no ambiente de trabalho vem ganhando expressão cada vez maior na Esfera Corporativa como uma das principais estratégias de gestão de pessoas.
O principal objetivo é promover saúde e bem-estar aos colaboradores, permitindo que eles se sintam valorizados, motivados, respeitados e engajados com os propósitos da empresa. Dessa forma, contribuem para um clima organizacional saudável, ambiente facilitador e produtivo.
Trabalho e saúde são temas que estão intrinsecamente ligados, assim, quanto mais saudável for o ambiente laboral, melhor a saúde física, mental e emocional dos colaboradores.
Por outro lado, um clima organizacional tenso, sem acolhimento e cuidado com a saúde e bem-estar do colaborador, é um ambiente favorável para o surgimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão, síndrome de burnout e doenças psicossomáticas.
Em 2019, quando a Síndrome de Burnout entrou para Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), já afetava 30% da população economicamente ativa – segundo dados da International Stress Management Association (ISMA-BR).
De acordo com o TSJ, em 2020, mais de 576 mil pessoas solicitaram auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Os afastamentos por transtornos de depressão e ansiedade, registraram a maior alta entre as principais doenças indicadas como razão para o pedido do benefício. A duração média de afastamento, nos casos de transtorno mental, é de 196 dias.
As doenças citadas acima podem ser evitadas com o investimento na saúde e bem-estar dos colaboradores. Toda empresa comprometida com o bom desenvolvimento de suas equipes tem como foco a qualidade de vida no trabalho.
Se as condições de saúde no trabalho são afetadas, há impactos no desempenho, a curto, médio e longo prazo. “O aumento do sofrimento psíquico no trabalho também tem impacto na significação e no sentido que o trabalhador dá à função que desempenha, e pode implicar o aumento da incidência de quadros de stress e de síndrome de burnout” – Fabíola Izaias, professora e mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília.
Conheça os benefícios do Programa de Qualidade de Vida na empresa
Um programa de qualidade de vida bem estruturado e com comprometimento das lideranças, tem como principais benefícios: a valorização dos colaboradores; clima organizacional leve e motivador; aprimoramento da cultura empresarial; prevenção de doenças físicas e mentais; colaboradores engajados, motivados e produtivos; redução de turnover: redução de absenteísmo; retenção de talentos; e diminuição dos gastos com planos de saúde.
Para garantir que o Programa de Qualidade de Vida seja efetivo, alguns pontos importantes, devem ser considerados:
- Acompanhamento e incentivo da alta gestão;
- Consultoria especializada: indicadores reais e definidos;
- Líderes conscientes e participativos;
- Planejamento, organização e implementação eficientes;
- Rh comprometido com bem-estar dos colaboradores;
- Respeito a cultura da empresa.
A PathMind é uma empresa considerada referência na implementação de Programas de Qualidade de Vida Organizacional e conta com:
- Consultoria para planejamento e organização do programa;
- Diagnóstico da saúde dos colaboradores;
- Mapeamento das políticas de saúde preventiva e qualidade de vida;
- Ações de incentivo e estímulo para qualidade de vida;
- Palestras, encontros, treinamentos e lives de conscientização.
A qualidade de vida vai além dos objetivos da legislação trabalhista. Ela tem como meta gerar uma organização mais saudável e humanizada contando com a colaboração dos funcionários, no qual o trabalho envolve relativo grau de responsabilidade e de autonomia dos mesmos.
Graziella Budacs Sanchez
Psicóloga fundadora da PathMind com especialização em Arte-terapia, Especialista em Casal e Família, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante e Criadora da PathMind Mente Saudável -CRP 06 133416
Conteúdo registrado no domínio de propriedade intelectual da PathMind Saúde da Mente e pode ser rastreado por 177 países. É proibida a reprodução inteira ou parcial sem mencionar o autor, sujeito a pena prevista na Lei nº 10.695.